A importância do perdão

23-03-2012 17:38

            

 

            Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; (Mateus 6:9-12)          
            O perdão é muito importante porque ele demonstra um princípio espiritual muito sério: Deus trata você de acordo com a maneira como você trata o seu próximo.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. (Mateus 6:14-15)
            Se você não perdoa aos outros também não é perdoado. Mas por que Deus nos trata assim? Porque quando não queremos perdoar alguém, estamos dizendo que somos perfeitos e cobramos perfeição dos outros. Desta forma, não podemos ser perdoados, porque Deus somente perdoa a pecadores.
            Você não pode exigir justiça porque você mesmo não é santo. Sendo todos nós pecadores, não temos o direito de cobrar justiça de quem quer que seja. É por isso que devemos liberar perdão e simplesmente esquecer o erro do outro.
            Ao negar o perdão eu estou me declarando justo e daí perco o perdão que vem de Deus.
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. (Mateus 18:21-22)
            O perdão deve ser um estilo de vida. Assim como Deus nos perdoa diariamente pelos nossos pecados, devemos perdoar o nosso próximo sempre que for necessário.
E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas. (Marcos 11:25-26)


            A falta de perdão é uma barreira para as nossas orações.


            Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Efésios 4:32)
            Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. (Colossenses 3:12-13)
            Nós devemos seguir o exemplo de Cristo, tendo misericórdia com as pessoas e liberando o perdão. Jesus perdoou o paralítico que foi levado em uma cama, a mulher surpreendida em adultério, a mulher que ungiu seus pés com perfume, Pedro por negar que o conhecia, o ladrão na cruz, aqueles que o crucificaram. Jesus não apenas ensinou freqüentemente a respeito do perdão, como também demonstrou sua disposição para perdoar. Estes exemplos devem servir como estímulo para reconhecermos sua vontade de também perdoar-nos.
            Deus nos tem perdoado, não porque perdoamos ao próximo, mas principalmente por causa da sua imensa misericórdia. Entretanto, quando começamos a entendê-la, desejamos ser como o Senhor. Tendo recebido o perdão, também perdoaremos aos outros. Aqueles que não estão dispostos a perdoar não se tornaram um em Cristo, que estava disposto a perdoar até mesmo aqueles que o crucificaram.
            A chave para perdoarmos aos outros é lembrarmo-nos do quanto Deus tem nos perdoado. Você acha difícil perdoar alguém? Perceber o amor e o perdão infinitos de Deus pode ajudar-nos a amar e a perdoar aos outros.
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. (Romanos 5:8)
            A frase “Sendo nós ainda pecadores” demonstra que Deus enviou Jesus para morrer por nós, não porque fôssemos suficientemente bons, mas porque nos amava. Quando você se sentir inseguro a respeito do amor de Deus, lembre-se de que Ele o amou antes mesmo que você o procurasse.
            Às vezes é difícil perdoar aqueles que nos ofenderam. Imagine como seria difícil perdoar a todo o mundo, não importando o que os pecadores tivessem feito! Isto é o que Deus fez em Jesus. Ninguém, não importa o que tenha feito, está fora do alcance do perdão do Senhor.
Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9)