Alimentação Saudável

18-05-2011 12:54

 

A alimentação saudável é alcançada com a consciência de que devemos nutrir o corpo e não apenas comer para encher. O ato de se alimentar bem e de forma equilibrada, proporciona para os adultos um eficiênte recurso onde o resultado será a manutenção do peso ideal  e aumento dos níveis de saúde, e para as crianças um desenvolvimento amplo fisicamente e intelectualmente, é claro que, seguindo determinandamente o uso deste bom hábito alimentar.

 

    A alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena e renovada, gerando maior disposição do sistema vital e elevando os níveis de saúde.

 

As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Dietas restritivas, como a dieta do dr. Atkins, não preenchem os critérios de alimentação saudável, visto que em que cada refeição deve ser ingerido porções diárias equilibradas de todos os nutrientes necessários, com o objetivo de alcançar um suporte nutritivo adequado e com isso evitar disfunções alimentares.

 

    A complementação ou até implementação de vitaminas podem ser necessárias dependendo de cada indivíduo, para uma dieta realmente saudável, de acordo estudos e consensos de especialistas.

 

    A roda Alimentar tem 7 grupos de alimentos com diferentes dimensões , demonstrando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária. Muitos dos alimentos são utilizados na prevenção de doenças ou para melhorar o aspecto da saúde, estes dão considerados alimentos funcionais.

 

    Para uma alimentação saudável é necessário uma dieta integrada  de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas, além da ingestão ideal de água, componete essencial para um melhor funcionamento de nosso sistema vital. Por isso necessitamos de uma dieta rica e variada, que contenha todos os tipos de alimentos, mas sempre se atentando para não comentermos abusos e também sem exclusões.

 

    Variar os tipos  de carnes, de cereais, de  legumes, verduras e frutas, alterando sempre as cores dos alimentos para enriquecer a dieta. As vitaminas e minerais é que promovem as diferentes colorações aos alimentos.

 

 

 

 

 

Abraços a todos,...............................................................Zé Luiz