Alimentos que contêm os oito aminoácidos essenciais

18-05-2011 11:53

 

 
aminoacidos-alimentos-200
 
O que são as proteínas?
 
As proteínas são imprescindíveis para o crescimento e desenvolvimento saudáveis. Elas ajudam a construir e reparar os músculos e os tecidos, além de produzirem enzimas, hormônios e anticorpos. Quando as proteínas são digeridas, elas são desfeitas em pequenos blocos chamados aminoácidos. Existem mais de vinte aminoácidos, oito dos quais são essenciais e devem ser ingeridos na alimentação, já que o corpo não os produz.
Onde encontramos os aminoácidos essenciais?
Cada um dos seguintes alimentos fornece os oito aminoácidos essenciais:
 
 
- peixes
- carnes
- produtos lácteos
- ovos
- soja

 

Outros alimentos, como as ervilhas, o feijão, as frutas secas, as sementes e os cereais também são boas fontes de proteínas, porém podem lhes faltar um ou mais aminoácidos essenciais. A mistura de diferentes tipos de alimentos com proteínas vegetais fornece aminoácidos de qualidade tão boa quanto de alimentos animais.

 

Cada uma das seguintes combinações fornece os oito aminoácidos essenciais:
 
- cereais com legumes e /ou frutas secas. Ex.: homus com pão de pita
- feijão com torrada
- Lentilhas com arroz

 

Necessidades protéicas

 

Necessitamos cerca de um grama de proteína para cada quilo do peso corporal. Entretanto, pessoas que fazem esforço físico ou aqueles que se exercitam vigorosamente, podem precisar de mais. Não é recomendado ingerir mais de 1,5 gramas por quilo.

 

Para cada 150 gramas de carne, há 40 gramas de proteína; para cada 150 gramas de soja e peixe, há 30 gramas de proteína; e para cada ovo, há 7 gramas.

 

As dietas com grande quantidade de proteínas podem causar danos ao fígado e aos rins, enquanto que o excesso desta substância é acumulado como gordura. A proteína fornece cerca de quatro calorias por grama.

 

 

Fonte: http://www.vidasaudeebeleza.com.br