Dicas 02

18-05-2011 12:30

 

 

    O corpo humano não se propõe digerir mais do que um alimento concentrado no estômago ao mesmo tempo. Qualquer alimento que não seja fruta ou verdura é concentrado.
  
    No estômago a proteína concentrada exige um suco digestivo especial para decompo-la - um suco acido.
    
    Enquanto um alimento concentrado em amido necessita de um suco digestivo não ácido , mas alcalino.
    
    Quando misturamos proteína e amido concentrados, o suco gástrico para decompo-los foram neutralizados, requerendo mais sucos digestivo , mais energia e mais tempo para digestão no estômago
    
    A combinação de dois tipos de proteínas diferentes não é aconselhável , devido a complexidade da sua composição. As modificações necessárias para as exigências digestivas são inaceitáveis. Entende-se como diferentes proteínas: laticínios, ovos, nozes.
    
    A combinação entre dois alimentos ricos em amido é aceitável, não sendo tão prejudicial quanto das proteínas, embora seja melhor come-los separadamente. O tradicional arroz com feijão, mesmo sendo uma combinação pesada, pode ser compatível no estômago.
   
    As verduras não necessitam de suco digestivo específico; elas se decompõem em qualquer meio, ácido ou alcalino. Assim, podem ser ingeridas com um alimento concentrado.
    
    Na composição do corpo humano há 70% de água. As frutas e legumes possuem alto teor de água e deveriam predominar na nossa dieta. A água desses alimentos são importantes para a nutrição e limpeza do organismo; transportando os nutrientes para todas as células do corpo e, em troca remove as sobras tóxicas, promovendo a desintoxicação.
    
    Nosso organismo possui três ciclos básicos: Ingestão, assimilação e eliminação. Estes ciclos funcionam com maior facilidade quando ingerimos alimentos com alto teor de água.
    
    Beber água ou qualquer líquido durante uma refeição dilui os sucos gástricos, dificulta a digestão, debilita a assimilação e afeta negativamente o importantíssimo ciclo de eliminação, desperdiçando grande quantidade de energia.
    
    As frutas são os alimentos mais adequados aos seres humanos; entretanto, é importante que sejam consumidas corretamente. Elas possuem o mais alto teor de água dos alimentos; de 80 a 90% de água purificadora, vital. Além, de todos os nutrientes necessários a existência humana. Proporciona ao organismo um funcionamento com o máximo de eficácia, pela acentuação do processo de eliminar resíduos tóxicos.
    
    A digestão das frutas começa na boca, não no estômago, atravessando este último em vinte a trinta minutos, com exceção da banana, tâmara, e frutas desidratadas, que ficam mais tempo no estômago; de quarenta e cinco minutos a uma hora e liberam os nutrientes vitais nos intestinos. Como a fruta não se destina a uma permanência prolongada no estômago, a ingestão correta significa que deve ser de estômago vazio e frescas, sem nenhum processamento. O suco de fruta deve ser ingerido devagar, misturando bem com a saliva.
    
    Todas as frutas, incluindo as ácidas, se transformam em alcalinas se consumidas corretamente. As frutas, assim como as verduras, possuem capacidade éunica de neutralizar os ácidos que formam nossos sistemas. Quando ingerimos outro alimento, devemos esperar um tempo adequado paara ingerir fruta novamente.

 

 

Fonte: Extraído do livro:   "Dieta sem Fome"   de Harvey e Marilyn Diamond