Ginástica para gestantes

02-02-2011 17:52

 

 

Ajude-se como mulher a  cuidar do corpo durante a gestação!

        As mudanças que ocorrem na gestação não são apenas hormonais e emocionais, são também posturais. À medida que avança, as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também progridem.
         Os exercícios  podem trazer conforto à gravidez e ao parto, com foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico e no fortalecimento e alongamento suave dos músculos.
        
        O exercício físico durante a gestação, ajuda a regular o peso e propicia bem-estar à futura mamãe ao feto.
        
        A prática de exercícios específicos têm bastante sucesso entre as gestantes, pois nesta fase todos os cuidados são bem-vindos, e manter a mente e o corpo saudáveis traz inúmeros benefícios, tais como a diminuição da ansiedade e o aumento da consciência corporal.
        As gestantes podem praticar exercícios a partir do quarto mês de gravidez sem nenhuma preocupação (mas claro que com consentimento médico) e com orientação especializada, tendo a preocupação da prática de acordo com as necessidades individuais e a fase da gestação de cada paciente.
        
        Os exercícios físcos para gestantes ajudam a melhorar a circulação, a combater o aparecimento de varizes e minimizar os riscos de perda óssea, que ocorre geralmente por causa do estrogênio, hormônio feminino, responsável pelo estímulo no crescimento dos ossos e textura da pele.

        No pós-parto os exercícios agem na tonificação do abdômen e na recuperação do assoalho pélvico (região que sustenta os órgãos do sistema reprodutor) promovendo uma rápida recuperação, cicatrização, e reconquista da qualidade muscular.
        
         Basta apenas se preocupar em procurar uma modalidade que se encaixe em sua situação, a ginástica de propriocepção, o pilates e a yoga são exemplos muito recomendados para as gestantes.
          
          Portanto mulheres, cuidem-se pois os resultados são fantásticos, é só começar, a atitude é com vocês!!!