Não coma por dois, saiba como encontrar o equilíbrio com uma alimentação saudável.

02-02-2011 17:21

 

 

Não coma por dois

 

    O peso constitui um motivo de preocupação para as grávidas. Durante a gravidez é importante que a futura mãe cumpra as indicações do seu médico. Apesar de cada grávida iniciar a sua gravidez com um peso diferente, considera-se ideal que engorde entre 9 e 11 quilos durante a gravidez.
 
    Controlar o peso durante a gravidez, não só evita alguns transtornos como facilitará o parto.
 
A influência da estrutura física
 
 
    A situação de uma mulher magra que durante a gravidez engorda quatro ou cinco quilos além das expectativas e a situação de uma mulher que ao iniciar a gravidez se encontrava com mais dez ou doze quilos (do que deveria tendo em consideração a sua altura) e que engorda durante a gravidez 13 ou 14 quilos é bem diferente no que se refere a excesso de peso na gravidez.
    
    O excesso de peso no início da gravidez diminui a margem de quilos que pode ter uma grávida durante a gestação. Quando uma mulher ao iniciar a gravidez tem um peso inferior ao que corresponde à sua altura, geralmente, pode sem problemas aumentar 12 ou 13 quilos. Se uma mulher sofre de obesidade deverá engordar menos.
 
O aumento de peso trimestre a trimestre
 
    Durante o primeiro trimestre é natural que a futura mãe engorde entre um a dois quilos. Todavia, se durante este período tiver muitos vómitos, provavelmente não atingirá estes valores. Há grávidas que devido às alterações hormonais e consequentes enjoos, não chegam a aumentar um quilo. Outras chegam até a sofrer uma pequena perda de peso durante este período. A perda de peso ligeira não é preocupante durante este período pois não afecta a saúde do feto. Neste aumento de peso há a considerar que apenas cinquenta gramas correspondem ao peso do feto. O segundo trimestre é aquele em que a grávida pode ter o maior aumento sobre o seu peso. Pode engordar cerca de seis quilos. Neste segundo trimestre a mãe deve aumentar o peso necessário para que o feto se desenvolva correctamente.
 
    É necessário que o ginecologista se certifique de que a mãe tem uma dieta que lhe assegure as proteínas, vitaminas, gorduras e hidratos de carbono necessários ao saudável desenvolvimento do futuro bebé, o ideal é que a futura mamãe consulte um nutricionista. Nesta altura o peso fetal corresponderá a cerca de 1 quilo. Durante o terceiro trimestre a mulher deve aumentar apenas o peso que deve corresponder ao aumento do peso do feto. No final da gravidez, o feto deve pesar cerca de três quilos.
 
Uma dieta equilibrada
 
    Para aumentar o peso de forma equilibrada, a ingestão calórica deve ajustar-se ao gasto de energias, ao tipo de vida (tipo de trabalho da futura mãe) e à sua condição de grávida. Quer seja por excesso ou carência de peso a mãe deve aconselhar-se sempre, com o seu médico ou nutricionista.

 

 

 

Fonte: www.familia.sapo.pt/gravidez/nutricao