Sedentarismo - Consequências e doenças associadas

27-03-2012 11:30

 

 

    O sedentarismo é definido como a falta ou uma grande diminuição , da atividade física. Esta última,  a atividade física, é definida como qualquer  movimento corporal que implique em gasto de energia .Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da medicina moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Segundo um trabalho realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard, o gasto calórico semanal  é que define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.

 

Conseqüências:

    A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.

 

Doenças associadas:

    O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabete melito , obesidade, ansiedade, anormalidades do colesterol e suas frações e infarto do miocárdio, são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente as causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.

Deixando de ser sedentário:

    

Para atingir o mínimo de atividade física semanal, existem várias propostas que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um:

    - Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada, durante 40 a 60 minutos , de 3 a 5 vezes por semana.

    - Exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente , como por exemplo , se deslocar a pé para os diversos locais.

 

Autor: Dr. Turíbio Leite Barros Neto; 2009

Fonte: www.emedix.com.br