Dicas de exercícios para grávidas

20-04-2011 15:52

  

  

Dicas de exercícios para grávidas. A recomendação dos médicos para a prática de atividade física está relacionada também ao desconforto que o período de gestação traz e que pode ser aliviado por meio de exercícios que aliviam dores nas costas, aumentam  a reistência  cardiorrespiratória  e  muscular, além de amenizar a formação de varizes. Se bem preparadas fisicamente passam pela fase da gravidez com tranquilidade, além de voltar rapidamente à forma física anterior à gestação.

 

Exercícios que utilizam a cintura e o quadril podem auxiliar no controle de músculos da bexiga e na prevenção de incontinência urinária, bem como fortalecem e tonificam os músculos da pelve, os abdominais e os lombos dorsais. “Os exercícios podem ser feitos 3 vezes por semana com 12 repetições. Também recomendamos outras atividades que não requerem muito esforço físico, como caminhada, hidroginástica, natação e bicicleta (ergométrica)”, explica a professora Luciana Caetano, consultora de desenvolvimento da academia Contours. Veja as dicas:



Para que a grávida possa manter o ritmo e se exercitar em casa, a professora da Contours, Luciana Caetano, dá algumas dicas de exercícios simples que não necessitam de grandes estruturas para realizá-los.

 

Cócoras: nesta posição, a grávida fica de cócoras com os braços apoiados nos joelhos. Ela deve contrair e relaxar a pelve, como se estivesse segurando a urina. Com este tipo de exercício, a gestante aprende a controlar melhor os músculos envolvidos na gravidez e obtém maior nível de relaxamento, o que irá ajudá-la no momento do parto.

 

Contração da pelve: com as mãos e os joelhos no chão, a gestante deve fazer o mesmo tipo de esforço que o exercício de cócoras. Esta atividade vai ajudar a posicionar o bebê corretamente.

 

Ponte: para este exercício, a gestante fica deitada com a barriga para cima e com os joelhos flexionados; movimenta lentamente o quadril para cima e volta. Além de evitar parto prematuro, esse tipo de exercício ajuda a evitar dores nas costas e no nervo ciático, que costuma incomodar as gestantes.

 

Alongamento: essencial para qualquer atividade física, o alongamento se torna ainda mais importante nessa fase. É ideal para aliviar dores nas costas e deve ser feito antes e depois dos exercícios. Para realizá-lo com tranquilidade, a professora orienta que a gestante fique sentada, com as pernas abertas para as laterais e alongue o tronco para os dois lados e para frente.

 

Fonte:www.lazerbeleza.com