Fundamentos básicos para uma Saúde de qualidade

25-01-2011 14:42

 

        

    Existem vários fatores que podem ser relacionados para que tenhamos uma saúde fortalecida que nos proporcione uma melhor qualidade de vida, porém existem 3 fatores que considero fundamentais, sendo estes a base para a aquisição e realização de todos os outros fatores. São eles:   -  SONO    - ALIMENTAÇÃO    - EXERCÍCIOS,  colocados em ordem de prioridade.
    
    O sono é de extrema importância para a manutenção de uma saúde de qualidade, pois, é durante o período em que estamos repousando em estado adormecido que nosso sistema imunológico funciona com maior eficiência, recuperando o desgaste do dia a dia, produzindo novas reservas de energia para alimentar nosso corpo e promovendo a regeneração de qualquer tecido que esteja lesionado. Um sono de qualidade dura em média 8 horas podendo variar de um indivíduo para outro, e deve acontecer no período noturno entre as 21:00 hs e as 06:00 hs sem interrupções, por ser este o horário onde o corpo consegue ter maior eficiência de recuperação, devido às energias magnéticas da natureza que influenciam tudo no Globo Terrestre. Enquanto quase todo o metabolismo do corpo desacelera, o sistema imunológico ao contrário acelera, aumentando seu nível de execução e trazendo enormes benefícios a todo o corpo. Porém se a pessoa não dorme corretamente, ou dorme pouco, ou acorda durante o sono, o trabalho de recuperação fica debilitado diminuindo consideravelmente sua recuperação, o que com o passar dos anos irá trazer grandes danos ao corpo, fragilizando e deixando-o muito mais suscetivel à doenças de vários aspéctos, principalmente de ordem cardiovascular e degenerativas.
    
    A alimentação nutri todo o nosso corpo, mas também traz enormes prejuízos se não for feita com sabedoria e comedimento. O corpo precisa de vários tipos de nutrientes para desenvolver seu processo vital de manutenção da vida, então é necessário a ingestão de todos os grupos de nutrientes, Carboidratos, Vitaminas, Proteínas, Gorduras, sais minerais e água. A falta ou deficiência de alguns deles trarão insuficiências ao organismo que diminuirão o nível de saúde e proporcionaram desgostosas consequências, e principalmente a água em falta no organismo, pois ela é quem promove a desintoxicação do corpo, lavando os resíduos gerados pelas células ao se alimentarem e promovendo o funcionamento mais eficiênte de todos os órgãos do sistema vital. Um corpo melhor alimetado é um corpo mais forte e mais resitente, aumentando consideravelmente a capacidade de resistência e desenpenho.
    
    Os exercícios físicos completam o triangulo de equilíbrio para uma saúde mais elevada, sendo de fundamental importância para a manutenção da jovialidade com o passar dos anos. A medida que envelhecemos a tendência natural do corpo é de se degenerar até alcançar a morte, porém há duas maneiras de se chegar a ela, uma é bem acabado, e a outra é bem preparado, qual é a que você vai escolher? Que questão heim!!! Pois é, a maioria das pessoas tem a resposta na ponta da língua, porém não têm a atitude necessária para a prática constante e inteligênte de se exercitar. O exercício fortalece a musculatura elevando o tônus muscular, promove uma melhor flexibilidade ao corpo, principalmente aos músculos, ligamentos e articulações, estimulam a lubrificação destas articulações, ajudam na manutenção de uma postura mais ereta, aliviam o corpo das tensões adquiridas no dia a dia com as atividades cotidianas, diminuem o estress promovendo uma sensação de alívio muito prazerosa, fortalecem os sistemas cardiovascular e respiratório, diminuem a probabilidade de desenvolvimento de doenças degenerativas e ainda diversos outros benefícios que se relacionados este texto se transformaria em um livro. Quem é que não gostaria de chegar aos 80 anos e ainda conseguir realizar atividades como se tivesse 30 anos? E aquelas pessoas que deixaram de realizar atividades de lazer, das quais se divertiam aos montes, por não terem mais condições físicas para tanto. A manutenção da condição física depende diretamente de cada um de nós, com uma postura positiva e ativa, sempre superando as dificuldades e trabalhando para manter-se forte ou até melhorar nossa condição. Pois é, nossa condição física pode ser melhorada a qualquer momento,  só depende de nós mesmos.
    
    Assim, nos condicionando a estarmos atentos a estes 3 fatores, melhorando dia a dia nossa atitude individual, aumentando nossa consciência a respeito da saúde, e mantendo uma atitude positiva e determinada, conseguiremos alcançar nossas mais avançadas idades como garotos e garotas que não esqueceram de viver, lembrando no momento presente a alegria de pular, de correr, de rolar, de sorrir, de gritar, e o melhor de tudo é que todos os dias serão como únicos e grandiosos, porque o que queremos fazer nós vamos poder, só dependerá de nós mesmos. 
 
 
 Abraços a todos,............................................José Luiz